Apresentação da experiência do Terra em IPv6 no Lacnic XVII

O Terra fará uma apresentação no Lacnic XVII para mostrar um pouco do que foi feito e como foi feito, além também do que estamos planejando para o futuro com IPv6. A apresentação acontecerá hoje as 11:30 (ECT) ou 13:30 (BRT). Essa apresentação será transmitida online nesse endereço. A apresentação em PDF pode ser baixada aqui.

Timeline do projeto IPv6 no Terra:

Ok! IPv6 é algo importante, mas tem que ser agora?

Algumas pessoas nos perguntam quando efetivamente o IPv4 deve morrer, ou seja, quando será possível retirar as configurações do IPv4 dos roteadores, servidores, etc..  A resposta que eu penso ser a mais plausível é: “Acredito que o IPv4 irá morrer junto com o IPv6”.

Levando em conta esta possibilidade é correto pensar que ambos os protocolos irão coexistir por algum tempo (or maybe forever).

Configurações replicadas, para ambos os protocolos, exigem capacidade extra em termos de recursos computacionais e conhecimento técnico das equipes de administração, mas não tem jeito, precisa ser assim.

Alguns também questionam se a implantação do IPv6 é realmente importante AGORA. Abaixo listo algumas razões do porque a implantação do v6 é importante, e agora:

  • O novo protocolo é mais eficiente, performático e seguro;
  • Não existem mais blocos IPv4 disponíveis na IANA;

Existem blocos IPv4 disponíveis somente nos órgão de registro regional (RIR), e por pouco tempo.

  • No APNIC existe a previsão é de alocar o ultimo bloco IPv4 em Abril de 2012;

Isso significa que novas alocações terão que serem feitas em IPv6;

  • A adoção do IPv6 elimina os problemas relacionados a NAT;
  • Implantar o IPv6 em todas instancias de uma organização é algo que leva algum tempo. Melhor iniciar tarde do que mais tarde;

O Terra vem desde 2008 preparando sua infraestrutura computacional para realizar a implantação do novo protocolo. Atualmente toda rede opera em dual stack e muitos serviços da empresa estão caminhando neste sentido.

O Terra irá participar ativamente da semana do IPv6, organizada pelo NIC.br, e irá participar do World IPv6 Launch, organizada pela Internet Society.

Trânsito IPv6

Visando garantir disponibilidade e performance nos acessos IPv6 o Terra ativou recentemente trânsito IPv6 com a operadora Telefonica através de 2 circuitos de 10Gb em São Paulo.

Outra alternativa para os interessados em garantir o acesso em v6 é utilizar a operadora Algar Telecom (CTBC) via acesso tunelado ou nativo (via PTT – por exemplo). Mais informações no site  http://ipv6.algartelecom.com.br

World IPv6 Launch

Os principais provedores de Internet (ISPs), fabricantes de equipamentos e provedores de conteúdos do mundo inteiro estão juntando-se para ativar em caráter permanente o IPv6 em seus principais serviços e produtos a partir de 6/6/2012.

Como não poderia ser diferente o Terra também ativará em caráter permanente IPv6 em seus principais serviços.

Para saber mais, visite: http://www.worldipv6launch.org

Semana IPv6 vem ai…

O NIC.br, Lacnic e ISOC estão organizando a Semana IPv6. O evento será de 06 a 12 de Fevereiro e contará com os maiores provedores de conteúdo do Brasil. A idéia e fazer um teste parecido com o World IPv6 Day, com uma duração maior e uma ajuda dos participantes da Campus Party, onde o eles terão conectividade IPv6 para participarem ativamente dos testes, além é claro de todos outros usuários que já tem IPv6. Mais uma vez o Terra irá participar e ajudar no quer for preciso para que o evento seja um sucesso.

Teste sua conexão para o Dia Mundial do IPv6.

O Terra disponibilizou uma página de testes para que os seus usuários possam testar antecipadamente se terão problemas no dia 08/06/2011 (Dia Mundial do IPv6). O teste é simples e se o usuário estiver com problemas, nessa mesma página ele terá uma explicação do que deverá fazer para poder navegar normalmente nesse dia. O usuário que tiver problemas não só deixará de acessar o Terra nesse dia, mas como também não acessará todos outros sites participantes do Dia Mundial do IPv6. Teste agora sua conexão.

Terra é 1º portal a se comprometer com o Dia Mundial do IPv6

Com o esgotamento de endereços IPs do IPv4 nos próximos meses (http://ipv6.he.net/statistics/), as empresas terão que estar preparadas para que suas aplicações e sistemas tecnológicos funcionem em IPv6, a nova versão do protocolo de comunicação na internet. Em pouco tempo, o IPv6 será a única possibilidade para os internautas navegarem na internet, pois são estes endereços que permite a conectividade dos dispositivos à rede mundial. Leia a matéria completa.

Terra no GTER 31

No dia 13/05/2011 estarão presentes no GTER 31 os funcionários do Terra, Marcus Grando e Rodrigo Broilo, para fazer uma apresentação sobre como está sendo a implementação do IPv6 no Terra e comentar sobre a participação do Terra no World IPv6 day. Serão apresentados também, números de como está a adoção de IPv6 pelos usuários e números dos problemas encontrados. Caso sinta-se interessado, visite o site do evento GTER 31. Normalmente o evento é transmitido também online.

Terra irá participar do World IPv6day

Dia 8 de Junho de 2011 irá acontecer o World IPv6 day, onde vários grandes players irão responder as requisições DNS dos seus principais sites tanto em IPv4 quanto em IPv6. Isto é, dia 08/06/2011 quem tiver conectividade IPv6 e acessar o site do Terra irá faze-lo via IPv6. Esse será um grande dia para o IPv6, onde as empresas poderão medir na realidade quantos usuários estão prontos para o IPv6 e quantos não estão.

Não responder hoje já no DNS o endereço IPv6 se deve ao fato de que alguns usuários podem ter um acesso problemático em IPv6. Vamos começar a medir esse acesso para ter uma idéia de qual será o impacto antes mesmo do dia 08/06/2011.